5 Passos Para Alcançar um Consumo Mais Consciente

Consumo Consciente. O termo vem ganhando força nos últimos anos, principalmente entre os jovens millennials, que, segundo pesquisas da Global millennial survey 2019”, são os principais ditadores de tendências de mercado, que ultrapassam apenas este conceito, fortalecendo também  movimentos como veganismo e vegetarianismo.

O Consumo Consciente nada mais é do que uma tomada de decisão que leva em conta não apenas os estímulos mercadológicos, mas principalmente sua origem e os impactos do que determinado produto pode causar no meio ambiente e na sociedade. 

Quando o consumidor toma consciência do que seu consumo pode gerar e passa a escolher de quais produtores, o que comprar e como descartar, contribui para a construção de perspectivas mais sustentáveis e um futuro melhor – além de uma geração de renda mais igualitária. 

A definição resumida do Ministério do Meio Ambiente para Consumo Consciente é “um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade”. Para te ajudar a encontrar caminhos mais sustentáveis de consumo, separamos três dicas simples para inserir  no dia a dia.

1. Prefira produtores locais  

Ao dar preferência a produtores locais, além de garantir um menor impacto ambiental por conta da baixa emissão de carbono no meio ambiente, você incentiva uma geração de renda mais distribuída. 

Uma boa opção para encontrar esses produtores é frequentar feiras locais de alimentos, roupas e artesanato. 

2. Esteja adepto aos 3 Rs

Reduzir, reciclar e reutilizar. Ou seja: diminuir o consumo e preferir sempre produtos reutilizáveis em detrimento aos descartáveis; separar o lixo reciclável do orgânico e encaminhar aos postos de reciclagem; reutilizar embalagens, trocar roupas e emprestar objetos, evitando o desperdício. 

3. Escolha produtos duráveis

Canudos de inox, copos dobráveis (de silicone, inox, retrátil) que cabem na bolsa e até mesmo kits com talheres reutilizáveis são ótimas opções para quem deseja diminuir o uso de plástico. 

Outros produtos como escovas de dente de bambu já estão chegando com cada vez mais força no mercado e aparecem como escolhas mais conscientes e menos prejudiciais ao meio ambiente. 

Mais do que uma forma de consumir, olhar para seus hábitos de forma mais atenta e consciente é pensar no legado que deixaremos para as futuras gerações. 

Continue lendo novidades sobre o universo dos negócios de impacto no nosso blog!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *